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Arquitetos: Andréa Helou
- Área: 95 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Ana Helena Lima
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Fabricantes: Dpot
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Lapima é uma marca de óculos que tem uma profunda relação com arte e arquitetura, o que reflete na volumetria e na autenticidade dos óculos. Busca inspiração nas paisagens e no design brasileiro e leva esse olhar para o mundo.
O Estudio da Lapima surge como um espaço para atender os clientes da marca de forma personalizada e sob demanda, uma vez que a fábrica e o escritório ficam em Campinas no interior de São Paulo. Junto com o designer de joias Fernando Jorge, amigo de longa data, decidiram investir em um showroom em São Paulo para unir o público em comum e promover eventos e lançamentos de coleções.
O projeto foi desenvolvido no período em que eu trabalhei na Lapima como designer. Eu desenhava os óculos e pensava nas coleções junto com o diretor criativo e fundador da marca Gustavo Assis, assim como ele pensava os espaços e a arquitetura junto comigo.
Paredes expositivas que não chegam até o teto dividem o espaço entre a galeria principal e dois pequenos escritórios mais privativos. Os expositores foram inspirados em museus e galerias, dando o caráter de obra de arte para as peças. A ideia foi aproveitar o aspecto industrial que já existia no conjunto, como o piso de cimento queimado, os pilares de concreto aparente, e a as paredes de tijolo descascada. Foi feita uma intervenção pontual no espaço com as paredes que organizam o espaço e os expositores.
Atualmente, com a abertura da loja no CJShops, a Lapima deixou de usar o espaço, que continua sendo o showroom do Fernando Jorge no Brasil. A arquiteta brasileira e catalã Sofia Kozma @arquiteturaassociada foi a responsável pela decoração do novo espaço.